Uma verdade menos inconveniente

Al Gore está hoje em Lisboa numa conferência restrita destinada a Políticos e Grandes Empresas, prometendo regressar a Portugal, daqui a um mês, para o terceiro fórum da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.

Percebi pelos jornais diários que, se por um lado é aclamado como embaixador pela luta às causas das alterações climatéricas, por outro é cruzificado pelo valor que cobra e por se fazer necessário numa causa em que potências económicas os jogos de influências chocam com valores mais altos como a própria sobrevivência.

“Primeiro apareceu o livro, depois o filme e agora chega a tournée mundial de conferências. Al Gore, um dos conferencistas mais requisitados da actualidade, traz hoje a Lisboa "Uma verdade inconveniente". O tema está, também ele, no topo da actualidade: as alterações climáticas, os seus efeitos e o que temos que fazer para travá-los.
Aquele que com fair-play se apresenta como "o ex-futuro Presidente dos Estados Unidos" tem encontro marcado com uma plateia de 600 convidados às 11h30 no cenário do Museu da Electricidade.
A CML faz-se acompanhar de vários convidados para este encontro restrito com Gore: Maria da Graça Carvalho, do gabinete de Durão Barroso em Bruxelas, Jorge Moreira da Silva, assessor de Cavaco Silva para os temas ambientais, Francisco Ferreira, presidente da Quercus, e Nuno Ribeiro da Silva, especialista em energia.Meia hora depois do fim da sua comunicação, previsto para as 13 horas, Gore deverá regressar a Inglaterra para mais uma conferência.
Na plateia vão estar dois ministros - António Costa, ministro de Estado e da Administração Interna, e Nunes Correia, do Ambiente - e vários secretários de Estado, entre as seis centenas de convidados - mais 200 do que os inicialmente previstos.”
Público - 08.02.2007 - Paulo Ferreira (texto não integral)