Culpa indelével

“Sentimo-nos culpados por tudo o que há de autêntico em nós – pelo nosso salário, as nossas opiniões, as nossas experiências, os nossos desejos ocultos, a nossa maneira de falar – sentimo-nos culpados até mesmo pelos nossos pais e irmãos. E qual o resultado? Paralisia. Ficamos com vergonha de fazer qualquer coisa diferente do que os outros esperam. Não expomos as nossas ideias, não pedimos ajuda.” - Paulo Coelho

Ainda ontem no ginásio falávamos na culpa, em como alimentamos o sentimento de culpa por tudo o que fazemos, pensamos ou queremos.

A expressão: "Por minha culpa, minha tão grande culpa" faz até parte de um credo católico que todos os praticantes professam em remissão dos seus pecados.

De tal forma este peso invisivel nos foi incutido e ficou enraizado, que acredito mesmo que a nossa Sociedade baseia o seu equilibrio num misto de culpa e consumo, muitas vezes usando um como vingança pelo outro.


Agora eu tenho para mim: responsáveis sim, culpados não.