Instantes

Vagueando na loja por entre estantes e livros, esbarro num notável (apenas porque se fazia notar!) senhor, que, apontando para um livro de capa amarela, diz em tom de sobranceiro gozo: “Olha Olha! Aquele livro é para ti! Internet para TOTÓS!… tss (com ar de enfado) tu nem deves saber o que é um totó calha bem.”
O puto olha-o do seu meio metro, cresce até se tornar do tamanho da sala e remata com perfeita naturalidade: “Sei. (Pausa) És tu.”
Mal pude conter o riso, fui-me dali para não me mostrar intrometida.
Absolutamente deliciosas estas crianças!

Meia volta depois volto a esbarrar com a dupla pai-filho.
Provavelmente ainda descontente com a lição de “quem é que goza aqui afinal”, aponta para um calhamaço de gestão com a sigla PME e outro bla bla bla escrito na fronte e pergunta, como quem diz “Quero ver agora se és assim tão espertalhão”. “Então e isto? O que é que quer dizer? Vá!! Diz-me lá!”
E o puto, que mal devia saber ler e escrever, faz o olhar de ponto de interrogação que muitos dos nossos pequenos e médios empresários fariam, sem imaginar que tal sigla existe para caracterizar a Pastelaria Pão Quente, O Restaurante o Repasto, a Papelaria Mil Folhas, as Confecções Cose com Pontos e Linhas e o Hotel Rural Quinta do Descobre que o Leite não vem das embalagens… Vamos pôr esperança no miúdo e pensar que qualquer dia responde ao pai: “e tu já descobriste o que é o SSMG (Sindroma do Sou o Maior e Gosto)?”