Sonhar, mudar, conquistar... ser!

(Imagem richard-cook-artville)

Hoje fui assistir a uma palestra-"coaching" dada pelas Flying Fish Productions. No fundo a aprendizagem baseia-se na história de uma pequena peixaria em Seattle (Washington) que mudou a sua forma de estar no mercado e no mundo ao mudar a forma de gestão, dando aos seus empregados a possibilidade de reinventar e inspirar o seu trabalho e comprometendo-os com objectivos comuns. A pequena peixaria acabou por se diferenciar sobretudo pelo envolvimento que dava a todos os que os visitavam.

Aquele conjunto de homens, pegava ao trabalho todos os dias às 6h30 da manhã, era um trabalho duro e monótono e eles conseguiram torná-lo em algo divertido e contagiante.
Os 4 passos para o conseguirem são simples:
1 - Play/Have fun. 2 - Be there. (Estar com as pessoas de verdade, dar-lhes atenção) 3 - Chose your attitude. 4 - Make their day (Dar uma experiência marcante para os clientes, mesmo que seja com um sorriso).

A experiência de ver peixes a voar e vendedores de peixe a meter-se com as pessoas que passavam tornou-se um Case Study. Foram filmados e entrevistados e começaram a dar formação às grandes empresas sobre motivação, liderança e vendas, o sucesso foi tal que o negócio vale neste momento 6 x mais (não houve expansão porque não era objectivo do pequeno empresário John Yokoyama que quer manter o negócio pequeno e quase familiar) e hoje em dia alguns dos seus elementos viajam pelo mundo inteiro a dar formação sobre como criar um espaço de trabalho vital e energizado.

É interessante como o orador James Berquist (de uma consultora que baseia a sua actividade em "transformational consulting" e incentivou a grande mudança na pequena peixaria à beira da falência) nos dizia que tudo começou com um sonho: Para onde queremos ir? O que gostávamos de fazer? - perguntou-se a todos numa reunião, e um dos elementos disse: "Ser famoso mundialmente". Parecia absurdo e todos se riram. Mas a verdade é que abraçaram a ideia sem saberem muito bem como o fazer e hoje em dia o Pike Place Fish Market em Seattle é até objecto de romarias.

Houve frases chave que retive e que se resumem nisto: "People are used to act in some way and think automatically in some way. Think outside the box." "Our past doesn't determine what we are. What determines what we are is the powerful future we can create." "Be commited to the future you create, based in what inspires you. If you don't determine that, you'll have the same you've got already".

Mas de tudo, o que mais achei interessante foi a frase que James Berquist leu, proferida por Nelson Mandela no discurso da tomada de posse em 1994, pertencente a Marianne Williamson do livro "Return To Love: Reflections on the Principles of A Course in Miracles.":

“Our deepest fear is not that we are inadequate. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. It is our light, not our darkness that most frightens us. We ask ourselves, Who am I to be brilliant, gorgeous, talented, fabulous? Actually, who are you not to be? You are a child of God. Your playing small does not serve the world. There is nothing enlightened about shrinking so that other people won't feel insecure around you. We are all meant to shine, as children do. We were born to make manifest the glory of God that is within us. It's not just in some of us; it's in everyone. And as we let our own light shine, we unconsciously give other people permission to do the same. As we are liberated from our own fear, our presence automatically liberates others.”

Muito interessante. Don't you think?

http://www.pikeplacefish.com/