O mito de Sísifo

Numa visita à colecção Berardo, em exposição no Museu de Arte Moderna (em Sintra), sobre o tema Art Deco, fiquei estarrecida com a quantidade de peças coleccionadas a nível privado por este homem.
Há de tudo, desde móveis, jarras, pinturas, esculturas, jóias e muitos outros objectos representativos dos anos 20 e 30 e que parecem ser o ponto de partida para um design fluído, minimalista, presente ainda hoje, intemporal.
Mas de todos os objectos os que mais me fascinaram foram: um biombo de motivos exóticos e uma peça chamada "The Myth of Sisyphus" - uma escultura de vidro onde se viam três homens (que pareciam o mesmo) a empurrar/puxar uma grande pedra.
Fiquei cativada pela peça que me parecia uma alegoria à minha sensação de "mundo às costas".
Sísifo foi um dos maiores ofensores dos deuses e um dos castigados.

“Por toda a eternidade Sísifo foi condenado a rolar uma grande pedra de mármore com as suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que sempre que ele quase alcançava o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível."
(Por isso, a tarefa que envolve esforços inúteis passou a ser chamada "Trabalho de Sísifo".)
"Sísifo acabou por ser conhecido por executar um trabalho rotineiro e cansativo. Tratava-se de um castigo para mostrar que os mortais não têm a liberdade dos deuses. Os mortais têm a liberdade de escolha, devendo, pois, concentrar-se nos afazeres da vida quotidiana, vivendo-a em sua plenitude, tornando-se criativos na repetição e na monotonia.”

Um mito que me deu que pensar... logo eu que fujo da repetição e da monotonia. Será que estou a ser castigada? :)