Ola da Holanda

Estou a postar directamente de Zandvoort, uma zona de praias perto de Amesterdao. O ritmo tomou conta da pista de danca, loucura total. O ambiente esta optimo e eu nao sei onde para a pontuacao deste teclado. Gostava que todos aqueles de quem gosto estivessem aqui. Grande beijo!

É hoje! É hoje!

Hoje
chega
oficialmente
o VERÃO!

...Já não era sem tempo!

Ontem foi assim...

O dia todo a esfregar a casa de uma ponta à outra. Hoje sinto-me como se tivesse ido ao ginásio...

You got to love... yourself!

Sempre achei irritantes aquelas pessoas que parecem viver numa serenidade perfeita e aqueles mails zen com chavões sobre como estar de bem com a vida. Tudo isso me parecia muito teórico, contemplativo e pouco realizável num dia a dia repleto de desafios a todos os níveis.

Mas, um dia compreendi que era essa serenidade que eu parecia não alcançar que me atormentava e não as pessoas ou os e-mails, e que ganhava mais em aprender com boas histórias de vida, do que em sentir-me melhorzinha por ter uma vida mais afortunada que a dos desgraçados que teimam em contar como tudo vai de mal a pior.

O texto abaixo é baseado num texto de Charles Chaplin que me chegou via e-mail. As frases podem parecer lugares comuns à primeira vista, mas para mim são verdades pessoais.
Aqui o dedico a uma amiga de quem gosto muito e que não descortina o sol por detrás das nuvens neste momento.

“Com o tempo...

- parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
- compreendi que a minha angústia, não passa de um sinal de que estou a ir contra as minhas verdades.
- percebi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exacto. E, então, pude relaxar.
- comecei a livrar-me de tudo que não fosse saudável ...Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. - deixei de temer o meu tempo livre e desisti de tentar fazer planos para os outros. Hoje decido fazer o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
- desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o Futuro. Agora, mantenho-me no presente, que é onde a vida acontece.

De início, a minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... Auto-estima. Autenticidade. Amadurecimento. Amor-próprio. Simplicidade. Plenitude.

E tudo isto aconteceu ...Quando me amei de verdade.”

Hoje estou com esta sensação...

Que o dinheiro voa...
...tomara que voe para mim!

Home bittersweet home

Este fim de semana comecei oficialmente à procura de casa para comprar.

Iniciar o processo de compra de uma casa é uma aventura. E não me refiro às papeladas e estopadas que nos fazem pensar se não estariamos bem quietinhos e sossegadinhos onde estávamos. Refiro-me à aventura anterior: depois de devidamente idealizada a casa que desejamos, parte-se à descoberta do que há disponível no mercado de acordo com o valor que estariamos dispostos a pagar... A aventura é chegar a um concenso. No final ou baixam as nossas expectativas ou aumenta o preço a pagar.

Apartamentos a estrear de preços puxados, com quartos onde mal cabe uma cama e com halls enormes; casas de banho em frente a portas da entrada; banheiras de hidromassagem que se usam uma vez para experimentar e jura-se para nunca mais; salas com tectos trabalhados onde reina a falta de gosto... um sem número de erros e pormenores gritantes que me iam fazendo questionar se serão os construtores a desenhar as casas.

Será que ainda ninguem se lembrou de vender uma casa sem extras? Vendiam o espaço, com as paredes, canalizações, tubagens e pré-instalações, mas sem portas e janelas, sem casas de banho, nem cozinhas montadas. Sem coisas com que tenho que levar lá porque comprei aquele andar esquerdo ou direito. Se até os carros de fábrica já são personalizáveis... quando é que isso chega aos apartamentos prontos para venda com possibilidade de personalização em após-venda em vez de vir com tudo de série?

Com o preço base da casa mais baixo as vendas potencialmente disparavam. Tudo o resto seria serviço prestado (desde equipamento a acabamentos):
- “Quer uma estante na box da garagem? Concerteza. Escolha o modelo, o numero de prateleiras, a cor e a dimensão e o preço máximo que estaria disposto a pagar, colocaremos dentro de 2 semanas”.
- “Quer duas riscas na parede em azul? Concerteza. Escolha por favor o pantone e os efeitos do nosso catálogo ou envie-nos o seu desenho”.
- “Viu um móvel de cozinha no IKEA e quer que verifiquemos os módulos a adaptar e o montemos?...”
- “Quer deitar uma parede a baixo e fazer só um quarto do T2?...”
- “Ah o seu vizinho encomendou uma porta de entrada à prova de som e quer uma porta blindada à prova de fogo...?” etc...
Feitas as contas, os construtores tinham mais trabalho (ou seja, tinham que ter vendedores como deve de ser e quem fizesse a gestão das encomendas e da instalação a pedido), mas acabavam por até poder ganhar mais no final com um serviço à medida e um cliente muito mais satisfeito.

Pergunto-me... Não há uma visão periférica do negócio? Ou serei apenas mais uma idealista?

Auto-avaliação

Um amigo, que acho extraordinário, explicava-me hoje ao almoço como avalia a vida e as coisas.
Achei interessante partilhar...

Desafio

Normalmente leio os e-mails de brincadeira e os jogos acabam invariavelmente no lixo, mas achei piada a este.
Se eu fosse uma hora do dia, seria: 19:00 (A hora a que nasci e a hora em que o mundo começa a sossegar ou a animar)
Se eu fosse um planeta ou astro, seria: Vénus
Se eu fosse uma direção seria: Oeste
Se eu fosse um móvel, seria: Uma chaise long
Se eu fosse um liquido, seria: Água
Se eu fosse um pecado, seria: Soberba
Se eu fosse uma pedra, seria: A pedra filosofal
Se eu fosse uma àrvore, seria: Frondosa
Se eu fosse uma fruta, seria: Uma amora silvestre
Se eu fosse uma flor, seria: Uma orquídea
Se eu fosse um clima, seria: Temperado
Se eu fosse um instrumento, seria: Um tambor...ou um violino
Se eu fosse um elemento, seria: Oxigénio
Se eu fosse uma cor, seria: Branco
Se eu fosse um bicho, seria: Um felino
Se eu fosse um som, seria: O riso de uma criança ou um assobio
Se eu fosse uma musica, seria: De dança
Se eu fosse um estilo musical, seria: Uma sinfonia clássica
Se eu fosse um sentimento, seria: O Amor
Se eu fosse um livro, seria: Um Romance, tipo Orgulho e Preconceito
Se eu fosse uma comida, seria: Leve e saborosa
Se eu fosse um lugar, seria: Um lugar secreto
Se eu fosse um gosto, seria sabor: A mar
Se eu fosse um cheiro, seria: De terra molhada ou a baunilha :)
Se eu fosse uma palavra, seria: Agora
Se eu fosse um verbo, seria: Viver
Se eu fosse um objeto, seria: Um escudo
Se eu fosse uma peça de roupa, seria: Um confortável casaco
Se eu fosse uma parte do corpo, seria: Os lábios
Se eu fosse uma expressão facial, seria: Desafiadora
Se eu fosse um personagem de desenho animado, seria: A Mafaldinha. Mas gostava de ser o Panoramix :)
Se eu fosse um filme seria: O filme da minha vida
Se eu fosse uma forma seria: Uma nuvem ou um iceberg
Se eu fosse um numero seria: O 3 ou o 7
Se eu fosse uma estação, seria: Outono
Se eu fosse uma frase, seria: A imaginação é mais importante que o saber (Einstein)

E TU O QUE SERIAS ?

Hoje estou assim...

Feliz de saber que vou ter um carro novo que é um maquinão! E lindo!

Texto do dia

Dizem que havia um cego sentado numa calçada de Paris com um boné a seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia:
"Por favor, ajude-me, sou cego".

Um publicitário, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas de moedas no boné. Sem pedir licença, pegou no cartaz, virou-o, pegou no giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi-se embora.

Pela tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Agora, o seu boné estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas e perguntou se havia sido ele quem reescreveu o seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito ali.
O publicitário respondeu:"Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras". Sorriu e continuou o seu caminho.

O cego nunca soube, mas o seu novo cartaz dizia: "Hoje é Primavera em Paris, e eu não posso vê-la".

Mudar a estratégia quando nada nos acontece... pode trazer novas perspectivas.

Obrigada a quem me enviou este texto por e-mail, já conhecia mas partilho.
BOM FIM DE SEMANA!

Poema do dia

“Caminante, son tus huellas el camino, y nada más;
caminante, no hay camino, se hace camino al andar.
Al andar se hace camino, y al volver la vista atrás se ve la senda que nunca se ha de pisar.
Caminante, no hay camino, sino estelas en la mar.”
“Caminante” - António Machado
Aqui está uma frase/poema que ouvi numa formação recente da empresa e que achei bem interessante.

Frase do Dia

“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.” – Albert Einstein



Notícia choque desta manhã:
“MADRID (Reuters) - Rebeldes bascos da ETA vão encerrar um cessar-fogo com o governo espanhol até 6 de Junho, informou o grupo separatista armado num comunicado divulgado no jornal basco Berria."As condições mínimas para continuar o processo de negociação não existem", diz a ETA, acrescentando que o governo do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero respondeu a esse cessar-fogo "com prisões, tortura e perseguição". A ETA declarou um cessar-fogo em Março de 2006 e insistiu que o respeitou, apesar da morte de duas pessoas num atentado a bomba no aeroporto de Madrid no final de Dezembro.”
Ora vamos ver se entendi: A ETA declarou sessar fogo em Março. Em Dezembro rebentou com o terminal do aeroporto de Barajas e matou duas pessoas deixando uma data delas feridas por altura do Natal. Agora diz que terminou o sessar fogo? E o atentado de Dezembro foi o quê? Um treino? Um descuido? Uma celebração das festividades Natalicias? Queixam-se de prisões e perseguição? Bem coitadinhos, eles até nem tencionam fazer mal a ninguem... de facto não se compreende!!
Chegados ao Verão, há mais turistas e gente nos aeroportos e nos metros e aquelas mentes inquietas anseiam por uma diversão. Pois, afinal, já há uns meses que isto está uma calmaria e não há sangue, pânico e notícias na TV.
O País Basco até já desfruta de uma autonomia considerável dentro de Espanha, mas o que tem piada mesmo é matar mais gente, já que 800 pessoas mortas em quatro décadas de luta armada não se compara ao alcançado pelos colegas islâmicos donos da verdade religiosa.
... Se por um lado a nossa imensidão humana é admirável, por outro fico estarrecidamente assombrada com tamanha estupidez!

"Tenho fases, como a Lua. Fases de andar escondida, fases de vir para a rua... Perdição da minha vida! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha. Fases que vão e que vêm, no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso. E roda a melancolia, seu interminável fuso! Não me encontro com ninguém (Tenho fases, como a Lua) No dia de alguém ser meu não é dia de eu ser sua... E, quando chega esse dia, o outro desapareceu..."
"Lua adversa" de Cecília Meireles